A Polícia Federal, em ação conjunta com a CIPE-CAATINGA/PMBA, realizou na última quinta-feira (27), a Operação Terra Livre para erradicação de plantios de cannabis sativa (maconha) no município de Andorinha, centro norte da Bahia.
De acordo com a PF, os plantios foram identificados por levantamentos da Polícia Federal e Polícia Militar da Bahia em uma área de aproximadamente 7.100m². A operação resultou na erradicação de cerca de 61 mil pés de maconha.
Durante a ação, um indivíduo foi preso em flagrante por portar uma pequena quantidade de maconha pronta para consumo, além de três armas de fogo e munições encontradas em uma residência na propriedade. Ele responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, crimes que somam penas máximas de até 29 anos de prisão.
O ciclo produtivo da cannabis está sob monitoramento contínuo das autoridades, que planejam novas ações próximas à colheita para interromper o cultivo. Essas operações consecutivas têm contribuído significativamente para reduzir a oferta de maconha no mercado consumidor, impactando diretamente na diminuição de crimes associados ao tráfico, como roubos, furtos, homicídios e outros delitos violentos relacionados ao domínio territorial das drogas na Região Nordeste.
0 Comentários