Morreu no último domingo (2), em Salvador, o ex-combatente do Exército Brasileiro Eurypedes Pamplona, aos 104 anos. Nascido em Barreiras, no oeste da Bahia, ele era conhecido e costumava ser homenageado pelo serviço prestado na Itália, com a Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial.


				
					Ex-combatente baiano que lutou na Segunda Guerra morre aos 104 anos
Ex-combatente baiano que lutou na Segunda Guerra morre aos 104 anos. Foto: Arquivo Pessoal

Eurypedes Pamplona estava internado em uma unidade de saúde e morreu por causas naturais, segundo divulgou à TV Oeste o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) de Barreiras, onde ele morava.

O óbito aconteceu a apenas 8 dias dele completar 105 anos. Ele deixa esposa, dois filhos, cinco netos e dois bisnetos.

O corpo do veterano é velado em Barreiras nesta segunda-feira (3), no Memorial Senhor do Bonfim. O corpo de Eurydes será sepultado na manhã de terça-feira (4), no Cemitério São João Batista.

Eurypedes e a Segunda Guerrra

Além de receber homenagens ao longo dos últimos anos, a história do ex-combatente chegou a ser publicada em um livro, intitulado "Tiro, Guerra e Mato", do policial militar João Paulo Pinheiro Lima Primeiro.

Eurypedes Lacerda Pamplona nasceu em 10 de junho de 1919. Ele era o quinto dos sete filhos de Manoel Pamplona, guarda-fio do telégrafo, e Arlinda Lacerda, dona de casa e administradora de um hidrômetro do observatório meteorológico da cidade.


				
					Ex-combatente baiano que lutou na Segunda Guerra morre aos 104 anos
Ex-combatente baiano que lutou na Segunda Guerra morre aos 104 anos. Foto: Reprodução/TV Oeste

Com 18 anos incompletos, o ex-combatente ao Tiro de Guerra 128, aprendendo lições de civismo, educação moral, boa conduta, além das instruções militares. Ele se formou atirador da reserva de 2ª classe, na turma de 1937.

Em 1939, mesmo ano em que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, Eurypedes Lacerda se mudou para o Rio de Janeiro. Em 1942, foi convocado para as Forças Armadas. Pamplona foi incorporado inicialmente ao 2º Regimento de Infantaria, o Dois de Ouro, onde passou por treinamento e foi promovido à graduação de cabo.



Fonte/Ibahia