Foto: Divulgação
Cerca de 136 milhões de quilowatts-hora foram recuperados pela Neoenergia Coelba, concessionária de distribuição energética da Bahia, no primeiro trimestre de 2024. O número equivale à remoção de aproximadamente 40 mil ligações clandestinas na Bahia, um total de 47% a mais que o período homólogo em 2023. O volume poderia abastecer o município de Feira de Santana, o segundo mais populoso do estado, por dois meses.
“A estrutura voltada ao combate das ligações clandestinas foi dinamizada visando alcançar os melhores resultados. O processo tem início na nossa sede, onde realizamos as análises de carga e possíveis incompatibilidades de consumo, e direcionamos profissionais treinados para identificar as fraudes. Com a confirmação, há a retirada imediata da irregularidade e se inicia os trâmites administrativos”, explicou o especialista em Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Fábio Queiroz.
Além de residências, de baixo e alto padrão, o furto de energia também é cometido por proprietários de segmentos econômicos. Em unidades comerciais e industriais, por exemplo, foram identificadas e removidas cerca de cinco mil ligações irregulares no primeiro trimestre de 2024.
“Nossas ações acontecem em todos os nichos de consumidores e classes sociais dos consumidores. Independentemente de quem for, nós iremos atuar e remover a fraude”, destacou Fábio Queiroz.
Outras 1.500 irregularidades foram encontradas em propriedades agrícolas ou rurais da Bahia. Em uma delas, localizada em Nova Viçosa, os profissionais da distribuidora encontraram uma fraude capaz de abastecer mais de sete mil residências durante 15 dias.
0 Comentários