O tempo de espera para agendar a entrevista da primeira emissão do visto americano de turismo ou negócios caiu pela metade em algumas capitais brasileiras, de acordo com o Departamento de Estado dos EUA. Em São Paulo, a fila reduziu de 630 dias em junho para 251 dias nesta terça-feira (4).
Outras cidades que emitem o visto também registraram diminuição no tempo de espera. Em Recife, era de 296 dias; em Porto Alegre, de 273; em Brasília, de 154; e no Rio de Janeiro, o menor tempo, com 126 dias. No mês passado, as filas nessas capitais eram significativamente maiores.
A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil informaram que estão tomando medidas para atender à alta demanda de vistos após a pandemia. Mais de 200 mil agendamentos de vistos foram disponibilizados recentemente, resultando em uma redução substancial no tempo de espera. A expectativa é processar mais de 1,2 milhão de vistos este ano, estabelecendo um recorde de demanda.
Vale ressaltar que o preço da emissão do visto americano foi reajustado recentemente, passando de US$ 160 para US$ 185. A agilização do processo é resultado das medidas adotadas pela embaixada dos EUA no Brasil, como o aumento do número de oficiais consulares para ampliar a capacidade de atendimento.
Para a renovação do visto americano, os prazos são ainda menores, variando de 1 a 21 dias, dependendo da cidade. O tempo de agendamento foi afetado pela pandemia, que impactou o funcionamento das missões diplomáticas. No entanto, os números são dinâmicos, e os solicitantes têm a possibilidade de adiantar suas entrevistas, sem custo adicional, devido a cancelamentos e à abertura de novos horários.
É importante mencionar que esses prazos são atualizados constantemente, e muitos turistas conseguem adiantar suas entrevistas. Além disso, é possível solicitar a antecipação da entrevista em casos emergenciais. A demora histórica em São Paulo foi registrada recentemente, com o tempo de espera chegando a 630 dias na semana de 5 a 9 deste mês, conforme levantamento do escritório de advocacia AG Immigration.
0 Comentários