A Marinha do Brasil informou que realizou o resgate bem-sucedido de cinco tripulantes da embarcação pesqueira BP Safadi Seif, que naufragou na sexta-feira (16), aproximadamente 40 quilômetros (km) de Garopaba, no litoral de Santa Catarina. Segundo a nota divulgada no sábado (17) à noite, os cinco sobreviventes foram encontrados em “bom estado de saúde”. No entanto, três pessoas ainda estão desaparecidas.


Os tripulantes foram localizados por volta das 22h pela embarcação Thor Frigg, um navio rebocador que estava patrulhando a área, a cerca de 180 km da costa. A operação estava sendo coordenada pelas buscas do Salvamar Sul, de acordo com informações da Agência Brasil.


As buscas tiveram início na noite de sexta-feira e continuam no local, conforme relatado pelo 5º Distrito Naval. A Capitania dos Portos de Santa Catarina iniciará um inquérito administrativo para investigar as possíveis causas e responsáveis pelo naufrágio, com prazo de conclusão de 90 dias.


Uma coletiva de imprensa foi agendada para as 11h30 deste domingo, com o objetivo de fornecer mais detalhes sobre o resgate realizado e a continuidade das buscas. A Marinha do Brasil reafirmou seu compromisso em continuar os esforços para localizar os três desaparecidos.


A situação ressalta a importância das operações de busca e resgate realizadas pela Marinha do Brasil, que atua incansavelmente para garantir a segurança dos navegantes e tripulantes em casos de emergência marítima.