A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (13) trouxe uma boa notícia para os servidores baianos. O governador Jerônimo Rodrigues assinou um decreto determinando a suspensão do expediente em repartições públicas do Estado no dia 23 de junho, véspera de São João, como forma de compensar a falta do ponto facultativo na sexta-feira (9), um dia após o feriado de Corpus Christi.


A medida visa garantir que os servidores possam desfrutar da festa junina com suas famílias e amigos, sem prejuízo em seus salários. No entanto, é importante ressaltar que os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública, proteção e defesa civil, não serão afetados pela suspensão do expediente.


Os servidores deverão compensar o dia que não trabalharem com uma hora a mais na jornada normal de trabalho nos dias úteis antes ou após a data citada. Além disso, o governador anunciou a antecipação de 50% do salário dos servidores ativos e inativos, aposentados e pensionistas do Estado para o dia 23 de junho, beneficiando cerca de 270 mil pessoas.


A medida é uma forma de valorizar os servidores públicos do Estado, que têm desempenhado um papel fundamental no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e em outras áreas estratégicas para o desenvolvimento da Bahia. Com essa iniciativa, o governo estadual reforça seu compromisso em garantir melhores condições de trabalho e remuneração para seus profissionais.