Nesta terça-feira (13), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a desapropriação de uma área de 2.965.862,34m² no município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pelo Governo da Bahia. A finalidade da medida é possibilitar a implantação de acessos viários para a Ponte Salvador - Ilha de Itaparica.
Após uma viagem à China em abril, o governador da Bahia afirmou que as altas taxas de juros impediram o financiamento da obra pelo governo. As empresas do consórcio aconselharam a buscar financiamento junto ao presidente da China, Xi Jinping, para obter taxas de juros mais baixas do que as aplicadas no Brasil.
Com a construção da ponte prometida há quase 15 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu ao governador Jerônimo, em sua recente visita ao estado, a construção da ponte e a ocupação da fábrica da Ford em Camaçari pela BYD.
No final de março, o consórcio chinês composto pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD) solicitou um empréstimo de R$ 3 bilhões para dar início às obras. O governador Jerônimo revelou que o dinheiro poderá ser utilizado para a dragagem e sondagem da ponte ainda neste ano. Ele afirmou que está buscando recursos junto ao Banco do Nordeste, BNDES e um banco chinês e planeja ir à China para discutir e chegar a um acordo.
0 Comentários