Mário Helton Jorge, do TJ-PR, afirmou que Parná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste" 

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) pediu a adoção de medidas judiciais contra o desembargador do Paraná que proferiu falas xenofóbicas sobre o Nordeste. Segundo o gestor, a fala foi violenta e ofensiva. 

O pedido faz referência à fala do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Mário Helton Jorge. Durante uma sessão realizada na última quinta (13), ele falou que o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste" e que também não possui o "jogo político dos outros estados".  

"Meu repúdio ao desembargador e ao ódio destilado por ele. Já ordenei que todas as medidas jurídicas sejam tomadas e que a lei seja cumprida rigorosamente", escreveu Jerônimo na noite deste domingo (16), nas suas redes sociais. 

Ainda na publicação, o governador afirma que "o Brasil não pode tolerar que um desembargador, servidor público, portanto, seja um arauto da xenofobia, do preconceito inter-regional e do elitismo". De acordo com o petista, o discurso foi "repugnante" e ofende todos os brasileiros do Nordeste e do Norte.